Arquétipos do Ciclo Menstrual e como aproveitá-los
Os arquétipos podem te ajudar a reconectar com a sua essência feminina. Eles podem ser como um guia, pois através deles podemos compreender melhor as fases do seu ciclo, as fases da sua vida e do seu desenvolvimento como mulher.
É importante sabermos que não são apenas esses arquétipos que acessamos na vida, porém durante o nosso ciclo acessamos esses quatros; são eles: arquétipo da criança, da mãe, da feiticeira e da anciã. Esses arquétipos estão relacionados diretamente às fases da lua.
O arquétipo da criança (também chamado de donzela) aparece na lua crescente, na sua fase pré-ovulatória, onde você se sente expandindo, crescendo. É o momento que a nossa energia está mais latente. O arquétipo da criança traz a energia da expansão, do conhecimento, de querer movimentar o corpo. Independente da sua idade o arquétipo da criança ainda está em você, essa criança precisa brincar, se conectar e se expressar de alguma forma, seja ela pintando, jogando ou até mesmo dançando aquela música que você mais ama.
O arquétipo da mãe aparece na ovulação, durante a lua cheia. É o arquétipo que traz clareza, a lua cheia ilumina tudo, você se sente pronta para fazer tudo. É importante saber o que fazer com essa energia nesse período. É a fase que você sente a necessidade de nutrir para depois nutrir o que ama fazer. Fase para se dedicar a projetos que mais ressoam com a sua alma. É o arquétipo que exala vitalidade e fertilidade para tudo e todos.
Durante a pré menstruação, notamos o arquétipo da feiticeira. A lua está minguante e é quando nos sentimos mais para dentro. Esse arquétipo traz o momento do recolhimento, de observar o que deu certo e quais projetos não foram como esperávamos. É a fase regida pela energia do ar, de transitar em outras dimensões, de revisitar nosso passado, nossos ciclos. Estado mais analítico. Nessa fase é onde entendemos o nosso limite. Observe tudo que vem à tona e faça meditações profundas.
A fase menstrual traz o arquétipo da anciã, é quando experimentamos a morte, quando a sentimos que temos maior conexão entre os dois planos, a conexão com o sutil fica aflorada. Nessa fase é onde aparece a lua nova e com ela vem o convite para olhar mais para a nossa intuição, para confiar na nossa própria luz. O céu está negro e não se vê a olho nu, apenas com sua intuição. Mergulhe! Pode ser que esse arquétipo traga uma energia introspecção e que seja um período que os seus sonhos estejam bem claros e cheios de mensagens.
Todos os arquétipos estão conectados e em conjunto sempre estão ditando nossos próximos passos, bem como elucidando os anteriores.
Quer saber mais sobre arquétipos? Tenho um curso para você se aprofundar neles e usar seu inconsciente ao seu favor:
Minha playlist para entrar em contato com alguns arquétipos:
Arquetipo mãe: https://open.spotify.com/playlist/2Amu21RsuGbzBWj7toMvVk?si=a04063ccbff84b0c
Arquetipo criança: https://open.spotify.com/playlist/38Zl6jG7XxP4YRenhyCVRG?si=13671d8fd60e4eb8
Ah, e claro, outras formas de se conectar com esses arquétipos.
Um jeito incrível de potencializar e se conectar com as energias de cada um é através de músicas! Então deixo 2 das minhas playlists no Spotify para você acessar essa força por aí nesses momentos do seu ciclo.
Arquetipo mãe: https://open.spotify.com/playlist/2Amu21RsuGbzBWj7toMvVk?si=a04063ccbff84b0c
Arquetipo criança: https://open.spotify.com/playlist/38Zl6jG7XxP4YRenhyCVRG?si=13671d8fd60e4eb8
Outra maneira, muito profunda por sinal, é através de meditações, então aqui vai a minha playlist de meditações guiadas gratuitas para acessar arquétipos, no Insight Timer: