O que é Ciclicidade e por que viver uma vida cíclica?

Ser mulher é ser cíclica, já é da nossa natureza.

A ilusão da rotina, de um dia após o outro igual ao anterior, é uma construção social: quanto mais nos forçamos a nos encaixar nisso, mais a vida fica difícil, resultando no esgotamento da nossa energia.

Não adianta você achar que vai alcançar seu potencial tentando se encaixar em um sistema linear.

Quando abraçamos a nossa natureza cíclica, dos hormônios, do ciclo menstrual, do ciclo lunar, da vida, é quando tudo começa a fazer sentido.

Tudo na natureza é cíclico, plantamos uma semente, esperamos ela germinar, depois ela cresce, floresce e morre. Como as fases da lua, como o dia e a noite, como a expansão e a retração. Como tudo na natureza é cíclico, se você continuar com padrões lineares, você vai se sentir frustrada porque você não está fluindo de acordo com as forças naturais da vida. Ignorando as energias e potenciais favoráveis de cada estágio da ciclicidade você acaba tendo que fazer muito esforço para se manter na linearidade, entregando em mesmas proporções todos os dias, ao invés de usar as possibilidades que estão ao seu favor. Quando aprendemos a acolher nossa ciclicidade gastamos menos energia, temos uma vida mais fluida e mais gostosa. Podemos usar cada estágio dos ciclos com mais leveza, mais entrega, mais eficiência. 

Quando seu corpo pede para descansar e você escolhe se manter produzindo e trabalhando, está se autoboicotando. Se você descansar, quando for produzir vai produzir melhor, elevando o nível da sua entrega na vida, no trabalho, nas relações e em tudo. Se você escolhe lutar para ser o que a sociedade linear quis impor que você fosse, vai terminar esgotado e sem se sobressair em nada - e com um corpo exausto e desconectado.


COMO ENTRAR NUMA VIDA CÍCLICA?

A lua pode ser uma boa bússola para a sua ciclicidade, para entender quais são os momentos de introspecção ou de desenvolver algum projeto, por exemplo. Ou até mesmo a sua lua interna, sugerindo estágios arquetípicos e até fisiológicos com determinados potenciais.

Seja qual for a opção que você preferir, aqui você pode encontrar um post sobre os arquétipos da mulher e sobre as fases da lua, para entender mais sobre cada estágio desse ciclo.