Os chakras são centros de energia que se encontram ao longo da nossa coluna vertebral. Podemos dizer que os chakras são como esferas de energia sutil, pronta para se expandir cada vez mais, trazendo equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual para todo o nosso corpo. Metabolizando energeticamente a nossa vida física.
A palavra chakra vem das tradições das raizes do hinduísmo e que traduzem do sânscrito para "roda", literalmente (chakra). Podemos harmonizá-los de diversas formas como rituais, cristais, práticas, ervas e cores…
Existem sete chakras principais, são eles: Chakra básico, sexual, plexo solar, cardíaco, laríngeo, terceiro olho e coronário (vindo da base da nossa coluna até o topo da nossa cabeça). Os chakras precisam estar alinhados, longe da vibração do medo, da insegurança, da culpa...
Cada um deles traz uma cor, uma energia e função diferente, e consequentemente alimentos, mantras e outros elementos correspondentes às suas 7 principais dimensões. Temos milhares de chakras, mais de 3 mil apenas nas palmas das nossas mãos, mas esses 7 dizem respeito ao spectro universal das emoções vinculadas a experiência humana.
É possível trabalhar com esses chakras. Por exemplo, pode-se harmonizá-los por meio da meditação, visualizar os pontos expandindo, elevar a frequência vibracional, auxiliar a cura de tais frequências por meio de cristais, ervas ou asanas de yoga...
Os hindus tem muito desse conhecimento em sua cultura mas isso se expande a outras culturas ancestrais, como por exemplo os egípcios antigos, que tinham até um sarcófago para cada um dos 7 níveis de chakras ao redor do corpo mumificado daqueles que queriam preservar sua alma após a morte.
É um conhecimento muito rico, muito extenso com inúmeros desdobramentos que permitem que olhemos para várias áreas a partir dessa perspectiva e assim possamos trabalhar nosso potencial.
O equilíbrio dos chakras traz mais vontade de viver, mais bem-estar... melhora a sua experiência terrena como um todo.