Um retiro dos 5 elementos, nas montanhas da Serra da Mantiqueira, ganhou vida pelo projeto Dharma Senses que promove experiências de expansão individual através do sync coletivo.
Foram 4 dias de imersão numa pousada linda, na beira de uma cachoeira, sob um céu estrelado, regado a uma alimentação vegetariana e alinhada ao pulso das dinâmicas holísticas ancoradas nos 5 elementos.
Começamos ancorando o FOGO, com fogueira e limpeza energética com defumação. Seguido de uma prática de yoga solar para despertar o Agni, nosso fogo interno. Teve workshop de velas já entrando na força da TERRA, que se fortaleceu através do workshop de mandalas de cristais e se firmou com a cerimônia de Temazcal, um rito indígena guiado por uma xamã especial, na beira do rio, frente a fogueira, que trabalha nossas profundezas como uma volta ao útero de Pachamama. É claro que uma prática de yoga para firmar e aterrar também complementou nossas dinâmicas.
Entramos no elemento ÁGUA com um exercício de limpeza e purificação nas pedras do rio; engajamos numa prática de vynyasa yoga, bem fluido; tivemos um sound bath, uma experiência de terapias do som como ferramenta de cura, com instrumentos tribais e bowls tibetanos, para mexer as águas internas; e logo um exercícios de pintura de manifestação com água da cachoeira, às suas margens. Claro que esse dia propôs um menu com muitos líquidos.
Logo, transicionando para o elemento AR, tivemos uma degustação de kombuchas locais, unindo o líquido com o gasoso; uma sound journey que nos conduziu numa viagem sonora profunda; e uma prática de pranayama que precedeu nossa cerimônia de cacau com ecstatic dance - com sets musicais de cada elementos e exercícios de reflexão com o mesmo fundamento. Foi absolutamente incrível e gerou muita conexão.
O último dia ancorou a potência do elemento ÉTER, e começou com jejum de palavras e alimentos. Meditação matinal em silêncio completo, prática de YIN Yoga, propondo um olhar para o interior, caminhada contemplativa na floresta e encerramento com doação da energia Deeksha, de expansão da consciência, e trocas sobre o processo, quebrando o jejum do silêncio e de alimentos com um banquete.
Foi transformador!
Tive a honra de compartilhar a guiaça com Kim Jackson, o mago da cura através do som, enquanto eu, Laylä Föz, conduzi as práticas místicas. Juntos fundamos o projeto Dharma Senses.