Os totens da cultura Inca eram representações simbólicas de animais, plantas e objetos que tinham papéis importantes na vida cotidiana e crenças dos Incas;
Ao honrar e entender esses símbolos, eles buscavam equilíbrio entre suas vidas, a terra que habitavam e os deuses que os protegiam.
Alguns dos principais são:
- CONDOR: Servindo como um mensageiro entre o reino dos vivos e dos espíritos, os incas acreditavam que essa ave de rapina representava a conexão entre o divino e o mundano, além da sabedoria, visão ampla e proteção espiritual. Ele é a visão do macro.
- PUMA: Símbolo de poder e coragem, esse felino poderoso era associado à realeza e acreditava-se que os governantes descenderam dele e por isso herdaram sua força, e habilidade de liderança.
O puma também representava a conexão com a natureza e o respeito pelos ciclos da vida. Ele é a experiência terrena.
- SERPENTE: Representava sabedoria ancestral, renascimento e transformação (já que troca de pele algumas vezes durante a vida).
Por isso também, era considerada uma guardiã dos mistérios da vida e era relacionada a terra, cura e fertilidade. Ela é a perspectiva intrínseca da nossa experiência.
- ALÉM DISSO, O MILHO era celebrado em festivais e cerimônias, representava prosperidade e abundância e era a base da alimentação dos Incas.
Eles consideravam o milho como um presente dos deuses, símbolo máximo de conexão entre os humanos e a divina Mãe Terra, Pachamama.
🗝️🦅🐈👑🐍🌽🌍🌿🌄🌈
Com a mitologia dessa civilização tão importante da América do Sul, podemos refletir sobre a nossa própria conexão com a natureza nos dias de hoje e a necessidade de preservar o mundo ao nosso redor.
Que a gente sempre se lembre de honrar os alimentos, os animais e toda vida que nos cerca e conecta com a nossa Pachamama!